Primeiro Fabricante de Automóveis a se Estabelecer no Brasil
Em 1919, a inauguração da filial brasileira é aprovada pela diretoria da Ford Motor Company, com capital inicial de 25 mil dólares transferidos da filial argentina, o início das operações contou com apenas 12 funcionários num depósito de 2 andares na rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo, onde se iniciou a montagem de automóveis Modelo T e caminhões Ford TT. Foi o primeiro fabricante de automóveis a se estabelecer no Brasil. No primeiro ano de operações da filial brasileira foram vendidos 2447 automóveis, e mais de 4000 unidades foram vendidas no ano seguinte. Nos Estados Unidos é apresentado o primeiro trator Ford, denominado Fordson, que logo viria a ser montado no Brasil.
Em 1922 a Ford adquire a fábrica de automóveis Lincoln, e inicia-se a importação desses modelos para o Brasil. Em 1923 a capacidade de produção anual era de 4700 carros e 360 tratores. A capacidade diária de produção era de 40 veículos. Em 1924 o volume de vendas do Modelo T naquele ano, 24.250 unidades, seria o recorde da filial brasileira até a década de 60, quando foi introduzido o Ford Corcel.
Durante muito tempo a empresa se limitou a montar modelos americanos e europeus, sem qualquer mudanças. No ano de 1953 foi inaugurada a nova fábrica da Ford no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Montando automóveis americanos e europeus, caminhões, tratores e chassis de ônibus, é a mais moderna instalação industrial automobilística da época.
Em 1957 foi lançado o primeiro veículo Ford brasileiro, um caminhão F-600 V8 a gasolina, deixa a linha de montagem da fábrica do Ipiranga. Com 40% de nacionalização, ainda tinha o motor importado. Em outubro daquele ano foi produzida a primeira pick-up F-100 nacional, também com motor V8 importado. Em 1959 surgiu o primeiro caminhão Ford médio brasileiro, o F-350 com motor V8 e 2.670 kg de capacidade de carga.
Em 1967, a Ford lança no Brasil um projeto americano, o Galaxie, primeiro carro da marca no país, inicialmente na versão 500 e posteriormente no modelo LTD, de maior luxo, porém a concorrência obrigou a Ford a lançar o modelo Standart, bem mais barato que as outras versões. Em 1976 a linha foi reestilizada e o modelo de luxo passou a se chamar Landau, e foi produzido até 1983.
Landau 1976
Em outubro de 1967 a Ford adquire o controle acionário de Willys-Overland do Brasil. Sua fábrica em São Bernardo do Campo está em atividade até hoje. Em 1968 foi apresentado o Ford Corcel, veículo destinado ao mercado de carros médios, derivado de projeto da Willys-Overland que recebeu centenas de aperfeiçoamentos. É até hoje o automóvel de maior produção na história da Ford brasileira.
Em 1973 deixou a linha de montagem o primeiro Ford Maverick brasileiro. Equipado com motor Willys de 6 cilindros ou o moderno V8 302 importado, o Maverick é hoje um marco entre os carros de alta performance no Brasil.Ele permanederia em produção até 1979.
Em 1977 foi introduzido como modelo 1978 o Corcel II, baseado na plataforma do Corcel porém totalmente modernizado. Estabeleceu recordes de venda e foi o maior sucesso da Ford no Brasil.