Como Instalar um Servidor Local para Desenvolvimento Web

Instalando XAMPP

Este tutorial vai guiá-lo desde escolher e baixar a edição apropriada do XAMPP, instalar o pacote, começar com os seus componentes.

XAMPP é um pacote multiplataforma contendo: o Servidor HTTP Apache, o banco de dados MySQL, o interpretador PHP e o interpretador Perl. A palavra “XAMPP” é um acrônimo, onde o “X” substitui W, M ou L (Windows, Mac e Linux) dando o significado de multiplataforma; as outras letras do acrônimo apontam para cada um de seus componentes.

O XAMPP é uma maneira rápida e confiável de configurar um ambiente de programação PHP. Ele provê todos os componentes requeridos para desenvolver, executar, depurar e testar aplicações PHP. XAMPP é uma boa alternativa a instalar e configurar um servidor web, um interpretador PHP, um servidor de banco de dados e um depurador separadamente. Tudo o que você precisa para começar a desenvolver é baixar, instalar e inicializar os componentes do XAMPP através de seu painel de controle.

Requisitos

Antes de começar, uma das seguintes ferramentas devem estar instaladas em seu sistema:

Escolhendo a edição correta do XAMPP

A partir do site Apache friends, nós podemos baixar a edição do XAMPP de acordo com nossa plataforma e sistema operacional. As seguintes versões estão disponíveis:

  • XAMPP for Windows (32 bit)
  • XAMPP for Linux (32 e 64 bit)
  • XAMPP for OS X (64 bit)

Você ainda pode encontrar versões mais antigas e para outros sistemas operacionais neste link.

XAMPP para Windows

Neste tutorial vamos usar a ultima versão do XAMPP, a 1.8.3.

Baixando o instalador do XAMPP

A partir da página de downloads do XAMPP, podemos encontrar uma lista de componentes que estão inclusos no pacote clicando em “O que está incluido?”.

Faça o dowload clicando em Download e execute o arquivo baixado.

Executando o instalador do XAMPP

Dependendo da configuração, é possível que receba esta notificação ao executar o instalador:


Este aviso pode ser ignorado na maioria das situações; confira a documentação para mais informações.
Outro alerta que pode aparecer dependendo de sua configuração é esse:

 


Se você tem UAC (ou Controle de Acesso de Usuário) habilitado em seu Windows Vista, Windows 7 ou Windows 8, é recomendado que você não instale o XAMPP no diretório Program Files (ou Arquivos de Programas).

Assistente de instalação do XAMPP

O assistente de instalação do XAMPP é bem intuitivo. Usando o botão Next (Próximo) você pode navegar por todos os passos da instalação.

Um dos passos onde se faz necessária a interação é o de Seleção de Componentes (Select Components). Neste passo devemos especificar quais componentes nós queremos instalar com o XAMPP:


Dependendo de nossos planos, podemos adicionar ou remover determinados componentes aqui. Para trabalhar com PHP, podemos simplesmente selecionar o Apache, o MySQL (se formos trabalhar com bancos de dados) e o PHP. Outros componentes podem ser úteis, como o Fake Sendmail que vai simular um servidor de emails para ser usado durante o desenvolvimento.

No próximo passo devemos especificar o diretório de instalação. Usaremos o diretório sugerido pelo instalador: c:\xampp.

Clicando em Next novamente todos os componentes necessários serão extraídos para o diretório especificado.


Após extrair e instalar todos os arquivos, podemos executar o painel de controle do XAMPP. É possível, dependendo de suas configurações, que você configure novas regras no seu Firewall.

Quando a instalação terminar, mantenha o checkbox marcado e pressione o botão Finish (terminar) para completar a instalação.