Irma e Harvey vão custar 241 mil milhões de euros

Os prejuízos resultantes dos furacões Irma e Harvey vão custar 290 mil milhões de dólares (241 mil milhões de euros) de acordo com uma estimativa do Serviço de Meteorologia privado Accuweather. A mesma instituição indica que este valor se traduz em 1,5 pontos percentuais do PIB dos Estados Unidos da América.

“As estimativas dos prejuízos provocados pelo Irma devem aumentar para cerca de 100 mil milhões de dólares, tornando-o num dos furacões com os maiores custos de sempre”, afirmou o fundador e CEO do Accuweather, Joel N. Myers.

“Estimamos que o furacão Harvey seja a catástrofe meteorológica mais cara da história dos Estados Unidos, com um valor na ordem dos 190 mil milhões de dólares, ou seja, o equivalente a um ponto percentual do Produto Interno Bruto” dos Estados Unidos. Desta forma, os dois furacões vão anular o crescimento económico previsto entre meados de Agosto e o fim do ano, indicou o mesmo responsável.

A Accuweather lista uma série de itens responsáveis pelos custos mais elevados, como a suspensão da actividade das empresas, o aumento do desemprego que pode estender-se por meses, ou a destruição de infraestruturas, afectando os transportes, ou perdas agrícolas, como do cultivo de algodão ou da colheita de laranjas que, por seu lado, têm um efeito ricochete nos preços no consumidor, ou a subida dos preços dos combustíveis, sem falar nos danos em habitações e/ou viaturas, antiguidades ou outras peças de arte.

Apenas uma parte dos prejuízos vai ser coberta pelas seguradoras, afirmou Joel Myers, sublinhando que boa parte ficará de parte, como as despesas incorridas pelos milhões de pessoas que foram obrigadas a deixar as suas casas.

Fonte:S//Mundo

Link permanente para este artigo: http://cabana-on.com/Point/index.php/2017/09/11/irma-e-harvey-vao-custar-241-mil-milhoes-de-euros/