EUA estão preparados para ‘destruir totalmente’ a Coreia do Norte, diz Trump na ONU

Diante das Nações Unidas, o presidente americano Donald Trump disse que os Estados Unidos estão prontos para “destruir totalmente” a Coreia do Norte caso seja “forçado” a defender a si e a seus aliados.

“Estamos prontos, dispostos e aptos (a atacar a Coreia do Norte), mas esperamos que não seja necessário. Vamos ver como eles se saem”, afirmou, antes de pedir que os países do mundo trabalhem para “isolar” o líder coreano.

Em seu primeiro discurso na 72ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, Trump falou sobre a ameaça de “países erráticos” e mencionou também o Irã e a Síria.

O americano também fez piada com o líder norte-coreano Kim Jong-un, chamando-o de “rocket man” (“homem do foguete”, em tradução livre) e dizendo que ele está em uma “missão suicida”.

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte tem feito testes de bombas e mísseis desafiando os Estados Unidos, as sanções da ONU e também os pedidos da China, seu principal aliado.

Trump afirmou que países de culturas e valores diferentes devem ser capazes de conviver como nações soberanas, mas também criticou duramente o Irã, que chamou de uma “ditadura corrupta que exporta violência, sangue e caos”.

Ele pediu que Teerã deixe de “apoiar grupos terroristas” e disse que os EUA podem desistir do acordo feito com o Irã durante o governo Obama caso o país continue desenvolvendo um programa nuclear.

“Este foi o pior acordo em que os Estados Unidos já entraram. Francamente, é uma vergonha e vocês ainda vão ouvir falar muito disso”, disse.

‘Ideologia fracassada’

O presidente também reservou críticas ao governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, que disse ter “destruído uma nação por meio de uma ideologia fracassada que trouxe pobreza a todos os lugares onde foi implementada”.

“O problema não é que o socialismo tenha sido implementado. É que ele tenha sido fielmente implementado”, afirmou, arrancando aplausos de parte da plateia.

Trump pediu que a ONU “faça mais” para lidar com a crise política e econômica no país e afirmou que, além das sanções já impostas, os EUA “estão preparados para fazer mais”.

A terceira “nação errática” mencionada pelo presidente foi a Síria e o “regime criminoso de Bashar al-Assad” – que ele acusou de usar armas químicas contra a população.

Ao falar dos conflitos no Oriente Médio e no norte da África, Trump disse que os EUA gastam milhões para “apoiar a volta dos refugiados para seus países de origem”.

“Pelo custo de assentar um refugiado nos Estados Unidos, assentamos dez em suas nações ou em locais próximos. A migração descontrolada é ruim para os países que enviam e também para os que recebem”, afirmou.

Fonte:BBC Brasil

Link permanente para este artigo: http://cabana-on.com/Point/index.php/2017/09/19/eua-estao-preparados-para-destruir-totalmente-a-coreia-do-norte-diz-trump-na-onu/