Chefe da ONU espera que furacões recentes convençam céticos da mudança climática como Trump

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesta quarta-feira que espera que os furacões devastadores vistos recentemente no Caribe e no sul dos Estados Unidos convençam céticos da mudança climática, como o presidente norte-americano, Donald Trump, de que o aquecimento global é “uma grande ameaça”.

Guterres, que visitará as ilhas caribenhas de Antígua, Barbuda e Dominica neste final de semana para ver os danos causados pelos furacões Irma e Maria no mês passado, disse que o mundo precisa ser mais determinado para pressionar por “um futuro limpo, de energia sustentável”.

    “Ainda não perdi a esperança de que o que está acontecendo fará com que aqueles que ainda estão céticos da mudança climática percebam cada vez mais que esta é, de fato, uma grande ameaça para a comunidade internacional no momento presente”.

    Trump se referiu à mudança climática várias vezes como um embuste, e em junho anunciou que os EUA se retirarão do histórico acordo do clima de Paris, que almeja limitar o aquecimento planetário reduzindo as emissões globais de dióxido de carbono e outros gases que os cientistas acreditam provocar o aquecimento global.

    Trump visitou o território norte-americano de Porto Rico, na terça-feira, para verificar os estragos do furacão Maria, e também os Estados do Texas e da Louisiana, em setembro, após a passagem do furacão Harvey, e a Flórida, após o furacão Irma.

    “É raro ver tantas tempestades de tamanha força tão cedo na temporada”, disse Guterres aos repórteres. “Os modelos científicos previram há tempos uma aumento no número de furacões de Categoria 4 e 5. Isto é precisamente o que está acontecendo – e antes do que se esperava.”

Fonte:Reuters Brasil

Link permanente para este artigo: http://cabana-on.com/Point/index.php/2017/10/04/chefe-da-onu-espera-que-furacoes-recentes-convencam-ceticos-da-mudanca-climatica-como-trump/