14 Programas Essenciais para Instalar em um PC
Formatou o computador? Acabou de um comprar uma máquina nova? Então confira os programas mais interessantes para você aproveitar o máximo de PCs com o Windows.
Donos de PCs sabem que o que torna um computador útil são os programas instalados nele. E em se tratando do sistema Windows, existem várias opções, em sua maioria gratuitas, que podem ser instaladas e qualquer máquina. Pensando nisso, selecionamos 15 programas essenciais para você instalar em um computador que acabou de comprar ou formatar, como ferramentas para produtividade, internet, utilidades e comunicação. Confira abaixo:
1) O Chrome é o navegador mais usado do mundo. Ele pode até devorar muita memória RAM e consumir mais bateria do que o ideal, mas supre a necessidade de todos os tipos de usuários. É rápido, tem uma loja de extensões completa e o melhor: sincroniza seus dados de navegação com a conta Google, permitindo trocar informações com outros dispositivos, sejam outros computadores ou um celular Android e iOS.
Para fazer o dowload, visite a página do Google Chrome.
2) É preciso ter um editor de fotos, mesmo que básico. O Picasa possui recursos básicos, porém tem o atrativo de ser também um ótimo organizador de imagens. Ele escaneia as pastas indicadas e atualiza o catálogo sempre que encontra novidades, sincronizando com a ferramenta de backup de Fotos do Google.
Para fazer o dowload, visite a página do Picasa no FileHippo, já que ele foi descontinuado pelo Google, que agora priorizará opções na nuvem. Se você precisar de algo mais avançado para editar imagens, parta para o GIMP. Ou o Photoshop.
3) Uma hora ou outra será preciso lidar com arquivos zipados ou em formato .rar. Seja após um download ou para enviar vários arquivos de uma vez só. Se você se incomoda com a repetitiva mensagem de ativação do WinRAR, vale a pena dar uma olhada no 7-ZIP, que possui praticamente os mesmos recursos e é completamente gratuito.
Para fazer o download, visite a página oficial do WinRAR.
4) Um dos melhores softwares para baixar arquivos no formato torrent, usados para facilitar o compartilhamento de arquivos (fotos, vídeos, músicas, programas, etc) ao dividí-los em “pacotes” e reuní-los de diversos usuários ao redor do globo. Mas, leia atentamente as telas de instalação, para garantir que você rejeitará a inclusão de programas desnecessários (chamados de crapwares), que são incluídos no pacote. Sabe aquele download prêmio? Ou o programa de previsão do tempo? Rejeite tudo, deixando que apenas o uTorrent seja instalado.
Para fazer o download, visite a página do uTorrent.
5) O Windows Media Player, programa que vem pré-instalado no sistema da Microsoft, é capaz de reproduzir alguns dos formatos mais populares de músicas e vídeos. Porém, não será o suficiente para tocar todo o tipo de arquivo que você baixar da internet.
O VLC, por sua vez, é um dos players mais completos, sendo praticamente impossível localizar um vídeo que não rode nele. Além de ser leve, possui recursos interessantes. É possível sincronizar legendas desencontradas, por exemplo.
Para fazer o download, visite a página do VLC Media Player.
6) O Plex Media Server é uma fantástica ferramenta que funciona como media player e servidor de mídia. Basta instalá-lo em um computador (onde você salvou seus vídeos, fotos e músicas) e configurá-lo, para que ele transforme o PC em um “Netflix caseiro“. Os arquivos salvos podem ser visualizados em qualquer smartphone, tablet, smart TV ou outro computador, via streaming, desde que haja suporte para o Plex nestas máquinas. Para dispositivos com o sistema Android e iPhones, basta fazer o download do app nas lojas Google Play e App Store. Também existe um Plex media player na Windows Store.
O aplicativo ainda conta com um bom sistema de organização, permitindo que o usuário catalogue seus filmes, séries, músicas e fotos de maneira intuitiva. Para conhecer e fazer o download, visite a página do Plex.
7) Entre os diversos serviços de armazenamento na nuvem, escolhemos o Google Drive. Ele é uma das opções que mais oferece espaço, além de se integrar bem com outros softwares que recomendamos na lista. Ao instalar o programa, ele inicia a sincronização de arquivos salvos na pasta do Google Drive para qualquer outro computador, smartphone ou tablet que também possua o Google Drive instalado.
Para conhecer e fazer o download, visite a página do Google Drive. E, claro, existem outras alternativas como o Dropbox e o OneDrive, para usuários que já estejam acostumados com estes serviços.
8) Manter os drivers atualizados deixa a máquina com desempenho otimizado e garante que problemas, como travamentos e incompatibilidades, sejam resolvidos. Ou seja, é uma tarefa que você precisa lembrar de fazer, ok?
Porém, nos PCs essa tarefa nem sempre é simples, exigindo muita pesquisa e instalação manual. Para resolver isso, existe o programa Driver Booster. Ele faz uma varredura no seu computador e pesquisa as versões mais recentes dos drivers disponíveis. A versão paga permite ainda atualizar vários drivers com somente um clique.
Para conhecer e fazer o download, visite o tuturial de uso do Driver Booster.
9) Utilizar um gerenciador de senhas é uma maneira interessante salvar e proteger os dados e login e senha dos mais variados serviços. O Safe in Cloud é uma ótima opção neste sentido, pois sincroniza gratuitamente seus dados usando uma conta no Google Drive ou em outro serviço de armazenamento na nuvem. Você pode acessar o programa no computador, no iPhone ou até em smartphones e tablets com o sistema Android.
Para conhecer e fazer o download, visite a página do Safe in Cloud.
10) Entre os vários serviços de streaming de música disponíveis, o Spotify ainda se destaca. É uma das plataformas com a experiência mais completa entre os diversos sistemas operacionais, além de contar com milhares de playlists e plugins. Ele se torna ainda mais útil no PC, se você já estiver acostumado com seu uso em iPhones ou smartphones Android.
Para conhecer e fazer o download, visite a página do Spotify.
11) Uma suíte de produtividade é indispensável. Afinal, o computador também é ferramenta de trabalho, não é mesmo? O LibreOffice é a opção gratuita e competente para os usuários que não querem gastar com um software do tipo. Usuários mais exigentes podem preferir o Microsoft Office, que agora possui integração com o OneDrive e está disponível em plataformas mobile, mas lembramos que ele é pago, ok?
Para conhecer e fazer o download, visite as páginas do LibreOffice ou Microsoft Office.
12) Uma hora ou outra será preciso fazer uma videochamada com um amigo ou colega de trabalho. O Skype pode não ser a melhor ferramenta, mas é uma das mais populares. Vale a pena tê-lo instalado no PC; só não esqueça de desabilitar o irritante auto-início do programa.
Para conhecer e fazer o download, visite a página do Skype. Outra alternativa para quem quer juntar o Skype com outros programas de smartphones, como o Telegram e Whatsapp, é o aplicativo Franz.
13) O f.lux ajusta a tonalidade da luz da tela do seu computador conforme a iluminação do dia. Conforme o sol se põe, ele deixa o display mais alaranjado, cortando a luz azul que inibe a produção do hormônio do sono. O recurso, inclusive, será adicionado à nova versão do iOS, de tão importante e efetivo que se mostrou ser.
Para conhecer e fazer o download, visite a página do F.lux.
14) O Notepad++ é voltado para programadores e curiosos com códigos-fontes. Ainda assim, é uma ferramenta interessante de se ter em mãos já que possui diferenciação de comandos através de cores, facilitando principalmente a vida de quem está começando na área. Simples arquivos .txt ficam mais organizados do que no tradicional bloco de notas, vale o adendo.
Para conhecer e fazer o download, visite a página do Notepad++.