Silvero Pereira ensina passo a passo de maquiagem feminina e fala sobre a arte transformista

Em sua primeira novela, Silvero Pereira já caiu nas graças do público ao interpretar a travesti Elis Miranda, de A Força do Querer. E, se na trama das 9 a personagem precisa esconder sua verdadeira identidade para manter o emprego como motorista do antiquado Eurico (Humberto Martins), longe das câmeras o ator tem muito orgulho de toda a sua caminhada até chegar ao horário nobre.

Fundador do coletivo artístico As Travestidas, criado há 15 anos em Fortaleza, Ceará, Silvero carrega uma vasta bagagem nos palcos. Atualmente, é sucesso de público e crítica com a peça ‘BR-Trans’, que volta ao Rio de Janeiro entre 6 e 29 de outubro, no teatro Maria Clara Machado. “É um espetáculo documental, totalmente feito de histórias reais. São relatos de superação e angústia sobre o universo de travestis, transexuais e transformistas”, explica.

 

Silvero conquistou o público em sua primeira novela, mas vem de uma longa caminhada no teatro (Foto: Raphael Dias/Gshow)

O que pouca gente sabe é que, enquanto na novela das 9 há toda uma equipe de caracterização por trás do visual de Elis Miranda, no teatro é o próprio ator quem monta a make de Gisele Almodóvar, sua personagem no espetáculo. E ele mostrou ao Gshow como é esta preparação em um tutorial de maquiagem baphônico. Confira!
Silvero Pereira ensina passo a passo de maquiagem feminina

Silvero conta que a vontade de começar a se “montar” como uma mulher veio de uma inquietação pessoal, ao perceber o preconceito que existe no próprio meio artístico em relação ao transformismo:
“Vi muitos amigos que gostavam de se travestir no teatro serem colocados para fora, como se o transformismo fosse uma arte menor e eles tivessem que fazer show em boate. Teatro não era lugar de transformista”

Mas não pense que é fácil se transformar em uma diva como Elis Miranda ou Gisele Almodóvar. Silvero conta que aprendeu a se maquiar assistindo a tutoriais na internet. “Comecei muito intuitivamente, mas depois o que mais me ajudou foi o acesso às redes sociais, com os tutoriais que via em diferentes canais”. Depois, foi uma questão de estudo:

“Você precisa ter uma dedicação e compreender sobre o desenho do rosto. No começo, vai apanhar um pouco, mas, à medida que for fazendo, vai entendendo melhor como desenhar a sua pele, o seu rosto, e vai aperfeiçoando”

As várias faces de Silvero Pereira (Foto: Raphael Dias/Gshow) As várias faces de Silvero Pereira (Foto: Raphael Dias/Gshow)

Mesmo sendo oriunda de uma pequena cidade do interior do Ceará, a família do ator não teve problemas ao vê-lo vestido e maquiado como uma mulher: “Não teve nenhum estranhamento, porque a condução do processo foi muito natural. O que a gente já fazia no teatro, tentando explicar para as pessoas a diferença entre identidade de gênero e identidade artística, ficou muito claro para a minha família”.

“Para ser transformista, não significa que você tenha que ser gay, travesti ou transexual. Você pode ser um heterossexual que também é drag queen”

Feliz com a recepção do público, sobretudo o infantil – “é um público que está disposto a assistir e a gostar do outro independentemente do que ele seja” –, Silvero diz não se importar com comentários preconceituosos que eventualmente apareçam:

“Nosso foco é justamente tentar chegar a quem está de coração aberto. Então, se não há discussão com essas pessoas, se elas não estão dispostas a crescer e evoluir em sociedade, também não merecem muito o lado de cá da atenção”

Sucesso na novela das 9, ator manda um beijinho no ombro para os haters (Foto: Raphael Dias/Gshow) Sucesso na novela das 9, ator manda um beijinho no ombro para os haters (Foto: Raphael Dias/Gshow)
Sucesso na novela das 9, ator manda um beijinho no ombro para os haters (Foto: Raphael Dias/Gshow)

Link permanente para este artigo: https://cabana-on.com/Point/index.php/2017/09/12/silvero-pereira-ensina-passo-a-passo-de-maquiagem-feminina-e-fala-sobre-a-arte-transformista/