Rio/Brasil,
Com cenário tipicamente europeu, localizada no estado de Santa Catarina e à 1360 metros de altitude, São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil. No inverno termômetros da cidade chegam a marcar 15ºC negativo e tem sido constante nevar durante o inverno na cidade.
Este ano o mês de maio foi o mais frio desde 1968 e por duas vezes já nevou. Os rios e cachoeiras congelaram e já no início do inverno proporcionaram beleza impar aos visitantes e moradores.
São Joaquim, grande produtora de maçã, promove a cada dois anos a Festa Nacional da Maçã, atraindo milhares de turistas. Destaque também para o Parque Nacional de São Joaquim, a beleza da Serra do Rio do Rastro, os campos e as araucárias, que se sobressaem entre cachoeiras, vales e rios com corredeiras. Próximo ao perímetro urbano de São Joaquim uma parada se faz obrigatória, “no mirante” de onde se avista grande parte da região, destacando-se os campos divididos por taipas (muros de pedras).
Nos dias claros é possível ver o mar, a mais de 100km de distância. Durante a visita a cidade, não deixe de conhecer a Igreja Matriz, construída entre 1918 e 1935, toda em pedra basáltica retirada dos morros próximos e trazidas em carros de boi.
A infra-estrutura turística de São Joaquim está nas fazendas para turismo rural, mas na cidade também há bons hotéis, com calefação ou lareira, adaptados para o frio rigoroso do inverno. Os restaurantes típicos servem comida caseira, muito saborosa.
No Parque Nacional da Maçã, onde acontece a Festa Nacional da Maçã entre os mêses de abril e maio, há infra-estrutura adequada ao turismo rústico, com camping, cancha de laço, pavilhão de exposições e palco para shows.