Rio/Brasil -
-
A produção do épico francês "Napoleón" (1927), de Abel Gance, consumiu três anos de filmagens, exigiu locações em seis cidades, 150 cenários, 200 técnicos, quatro mil armas de fogo, seis mil atores extras, oito mil figurinos e teve dois mortos e 42 feridos em cenas perigosas
-
No filme "Intriga Internacional" (1959), o ator Cary Grant, que na vida real estava com 55 anos, fazia o papel de filho da personagem de Jessie Royce Landis, atriz que estava com exatamente... 55 anos!
-
Os produtores de "Casablanca" (1942) queriam que o ator Ronald Reagan fizesse o papel de Rick. Mas ele se alistou e Humphrey Bogart foi escalado como o aventureiro. Dispensado do Exército por miopia, Reagan voltou a ser sondado, desta vez vez para ser o herói da resistência tcheca Victor Laszlo, mas Paul Henreid, que já estava ensaiando, acabou confirmado no elenco.
-
Também em "Casablanca", na seqüência em que o major Strasser desembarca no aeroporto, os oficiais vistos de cima foram interpretados por anões, para que a pista parecesse maior.
-
Oficialmente, o primeiro filme em 3-D (terceira dimensão) foi a produção B "Bwana Devil" (1952), escrita e dirigida por Arch Oboler e estrelada por Robert Stack. Mas desde a década de 30 havia experimentos nessa área.
-
O único filme com cheiro produzido na história so cinema foi "Perfume de mistério" (Scent of Mystery), de 1959, estrelado por Peter Lorre e Denholm Elliott. Nos cinemas onde era exibido, um mecanismo controlado pelo projecionista exalava os odores correspondentes às cenas mostradas na tela.
-
O primeiro filme a utilizar o sistema de som Dolby Stereo foi "Lizstomania" (1975), de Ken Russell, que tinha Roger Daltrey no papel do compositor Lizst e Paul Nicholas como Richard Wagner.
-
O primeiro filme inteiramente rodado a cores, foi "Becky Sharp", de Rouben Mamoulian, produzido pela RKO em 1935. Os técnicos utilizaram o sistema Technicolor, testado por vários estúdios desde a década de 20. Curiosamente a RKO poucas vezes utilizou o colorido em suas produções posteriores. A supremacia no uso da cor caberia por muitas décadas à 20th Century Fox, que rapidamente desenvolveu e aperfeiçoou o processo.
-
Os atores que tiveram mais indicações ao Oscar até o momento foram Spencer Tracy e Laurence Olivier. Cada um recebeu nove indicações. Tracy recebeu duas estatuetas, por "Marujo Intrépido" (Capitain Corageous), 1937, e por "De Braços Abertos" (Boys Town), de 1938. Olivier recebeu apenas uma, por "Hamlet", em 1948. Os maiores perdedores foram Richard Burton e Peter O'Toole. Indicados sete vezes cada um, inclusive por "Becket" (1964), em que atuaram juntos, eles nunca receberam a estatueta. Ben-Hur (1959) continua a ser o filme mais premiado pela Academia: levou onze Oscars. "A malvada" (All About Eve), de 1950, é o campeão de indicações: 14 categorias, das quais venceu seis. Dois filmes se tornaram famosos por chegar a festa do Oscar com um alto número de indicações - onze, ambos - e sair sem um só prêmio: a "honra" coube aos dramas "Momento de Decisão" (1977) e "A Cor Púrpura" (1985).
-
A famosa cena em que Gene Kelly dança com um camundongo em "Marujos do Amor" (1945) foi originalmente planejada para ser feita com Mickey Mouse. Walt Disney não concordou com a aparição de seu personagem em um filme da Metro e Jerry, da dupla Tom & Jerry, criado por William Hanna e Joseph Barbera, ganhou a participação no musical.
-
A primeira projeção pública de um filme aconteceu em 22 de março de 1895, quando os irmãos Auguste e Louis Lumière apresentaram "A saída dos operários da fabrica Lumière" a um público convidado para o evento, em Paris. A primeira exibição comercial de filmes, porém, foi feita por eles em 28 de dezembro do mesmo ano, no Grand Café do Boulevard des Capucines, também em Paris. O preço da entrada foi de um franco por pessoa.
-
Antes de se tornar ator, Robert Redford era frentista em um posto de gasolina. Já o cantor e ator Dean Martin ganhava a vida como caminhoneiro antes de formar a dupla que o celebrizou com Jerry Lewis.
Como eles mudaram de peso para interpretar seus personagens