Manutenção Preventiva e Corretiva

  1. A) A manutenção pode ser:
  • Preventiva – conjunto de procedimentos que visam manter o computador em ótimo estado de funcionamento.
    • Sistema (softwares)
    • Hardware
  • Corretiva – é a manutenção cujo objetivo é recuperar ou trocar peças danificadas da máquina, além de restaurar o perfeito funcionamento do sistema operante.
    • Hardware
    • Configurações

 

  1. B) Problemas, diagnósticos e soluções de manutenção de PC:

Super aquecimento do processador

As placas mães modernas tem um recurso que detecta a temperatura do processador. Se caso ela detectar que as temperaturas estão muito altas, ela pode desligar ou reiniciar seu computador para evitar que ocorram danos no processador.

Como verificar se esse é o seu problema.

Baixe e instale o SpeedFan e verifique a temperatura do seu processador. Depois consulte o manual do seu processador (caso você não tenha o manual em mãos você pode consultar no site do fabricante) e verifique se ele está trabalhando dentro da temperatura recomendada. Caso não esteja, é bem provável que o cooler (se não sabe o que é um cooler, leia aqui) do seu computador não esteja funcionando ou esteja funcionando mal. É recomendável trocá-lo.

Outra possibilidade é que a pasta térmica que une o cooler ao processador esteja desgastada. Nesse caso é recomendável aplicar novamente a pasta térmica para ajudar a dissipar o calor.

Problemas na fonte

A fonte é uma peça do seu computador responsável por fornecer energia às outras peças de seu computador. Caso seu computador esteja requerindo mais energia do que a fonte pode prover, ou caso a fonte esteja funcionando mal, é provável que seu computador comece a reiniciar sozinho.

Como verificar se esse é o seu problema.

Nesse site você pode calcular em média quantos watts sua fonte precisa. Verifique e veja se sua fonte pode prover energia suficiente para o seu computador. Caso contrário, será necessário uma fonte nova.

Memória

Outro fator que causa bastante o problema de reinicialização de computadores são problemas nas memórias. Geralmente ocorre quando elas estão sujas ou com defeitos nos setores onde se deve gravar os dados.

Como verificar se esse é o seu problema.

Você terá que testar sua memória para realmente ter certeza que é ela a causa dos problemas. Nesse site você baixará o programa MemTest86 para realizar os testes. Baixe a imagem para gravar no CD (ISO), e grave-a. Da próxima vez que reiniciar o computador, escolha o drive de CD com o Memtest86 gravado como dispositivo de boot (você pode alterar isso na configuração da BIOS da sua placa mãe, ou em alguns casos apertar F5 logo após a checagem de memória que seu computador faz quando é ligado.).

Se ocorrer algum erro, remova as memórias e limpe os contatos com uma borracha branca. Limpe também os “slots” onde as memória são encaixadas com um pincel macio. Após fazer isso é recomendável que você recoloque um pente de memória de cada vez e vá testando, pois se o erro persistir você saberá facilmente qual o pente de memória defeituoso.

Problemas com drivers.

Driver é o nome genérico dado aos softwares que fazem seu hardware funcionar corretamente. Caso algum deles esteja em conflito com outros drivers, um dos erros pode ser a reinicialização constante do computador.

Como verificar se esse é o seu problema.

O primeiro passo é ver se há algum conflito de hardware. Vá em Iniciar -> Painel de Controle -> Sistema -> na aba hardware clique em Gerenciador de dispositivos.

Caso você veja algum item assinalado com sinais de alerta (como exclamações) verifique os problemas e tente corrigí-los. Mas ainda que você não encontre nenhum sinal de conflito, é recomendável que você atualize todos os drivers do seu computador. Caso não saiba quais são todas as peças, eu recomendo o Belarc Advisor para identificá-las.

Problemas do disco rígido (HD)

Esse problema já aconteceu comigo. Tive que simplesmente reinstalar o Windows porque alguns arquivos essenciais do sistema foram corrompidos por falha no HD.

Como verificar se esse é o seu problema.

Você terá que verificar se há erros no disco. Vá em Meu Computador e clique com o botão direito do mouse no ícone da sua unidade de disco, clique em propriedades e na aba ferramentas mande verificar se há erros no disco.

Observação:

O procedimento padrão do windows, quando ocorre uma falha de sistema, é a reinicialização. E ele faz isso sem ao menos perguntar.

Para corrigir isso :

  • Vá em ”meu computador”, propriedades, avançado ;
  • Em ”inicialização e recuperação” clique em ”avançado”;
  • Em falha do sistema desmarque ” reiniciar automaticamente”.

Faça isso mesmo que o rapaz falou acima , ele te deu uma dica muito boa , mas em vez de desmarcar so uma desmarca as três que dai quando der problema fica a tela azul parada na sua frente e dai você pode ver o erro que deu e saber o que está causando o problema.