Segurança

  1. A) Deixando o PC Seguro

Muitos usuários usam seus micros apenas como ferramentas de trabalho ou lazer e muitas vezes se esquecem ou simplesmente não sabem do perigo que alguns podem estar correndo por terem seus equipamentos vulneráveis a segurança.

Meu objetivo aqui é mostrar algumas poucas ferramentas que devidamente instaladas e configuradas podem deixar seus sistemas mais seguros.

Lista de Programas:
  •  Anti-Spyware
    • Microsoft Windows Defender
    • SpyHunter
  •  Firewall
    • Zone Alarm Firewall
    • Comodo Firewall
    • Firewall do Windows
  •  Anti Virus
    • AVG
    • Norton
    • MCAfee
    • Avast

Conforme listado acima não é necessário ter todos esses programas instalados mais um de cada. Utilizando o Anti-Spyware um firewall e o antivirus você ira se precaver dos perigos e muitos lixos (adwares , keyloggers, etc) que se auto instalam em sua máquina.

Vamos a prática:

Todo sistema operacional que se utilize e for da série Windows é necessário fazer as atualizações que a Microsoft disponibiliza em seu site www.windowsupdate.com. Não esquecer principalmente as correções críticas.

Eu aconselho por medida de segurança quem possui Win98, migrar para XP ou windows 7, mais se por algum caso deseje ficar com o Win98 vamos tentar deixa-lo um pouco mais seguro lembrando que Segurança não é o forte desse Sistema operacional.

Quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões sinta-se a vontade para entrar em contato comigo pelo e-mail.

Após efetuar todas as atualizações é hora de instalar os componentes adicionais.

  • Vamos começar pelo Antivírus:

Utilize um antivírus que seja de fácil manuseio e atualize-o regularmente. Eu citei o Norton e o AVG mais existem muitos outros como o AVAST e o Mcafee conforme citado acima. O segredo é deixa-los sempre atualizado.

Deixarei uma breve lista com algumas opções de Anti Vírus que seja gratuitos pois o Norton e a Mcafee precisa pagar uma licença.

  1. Avast Free Antivirus 2016.12.3.2280, Roda em Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
  2. AVG Anti-Virus Free 2016 Build 1425. Excelente antivírus, leve e ainda por cima é gratuito apenas para o uso doméstico.
  • Por que usar o Anti-Spyware?

Para poder se defender contra spybots, keyloggers e adwares.

Existem muitos softwares na internet que oferecem esse serviço mais recomendo os dois que mencionei no início dessa matéria.

  1. SpyHunter 4.21.10.4585

O SpyHunter é um software bastante eficiente para detecção e remoção de vírus, spywares e demais malwares que visam prejudicar o seu computador ou, pior ainda, roubar seus dados. O programa pode ser um importante aliado na árdua missão de manter o seu sistema operacional livre de pragas virtuais.

2. Microsoft Windows Defender

Com o objetivo de tornar o navegador Microsoft Edge cada vez menos vulnerável no mercado corporativo, a Microsoft anunciou, por meio de seu blog, o lançamento de mais uma camada de proteção exclusiva para o Microsoft Windows Defender do Windows 10 Enterprise, usando a tecnologia de virtualização Hyper-V Manager da própria Microsoft para isolar ameaças.

  • Agora para Finalizarmos vamos falar sobre o Firewall

Os firewalls são programas de segurança que fazem a checagem das informações vindas da Internet e ajudam a impedir que malwares, worms e hackers obtenham acesso ao seu computador. Eles filtram o fluxo de dados entre a máquina e uma rede, permitindo o acesso somente de softwares confiáveis. O firewall cria uma espécie de barreira entre a Internet e o computador. Também é tarefa dele impedir que a sua máquina envie software mal-intencionado para outros computadores; bloqueio útil e necessário.

  1. Zone Alarm Firewall

Zone Alarm Firewall protege o Windows da ação de malwares e atividades suspeitas na Internet. Possui interface objetiva e trabalha no monitoramento da porta de entrada do computador. Ele verifica aplicativos que acessam conteúdos na Internet para evitar possíveis invasões ou contaminações. São gerados relatórios com informações sobre os acessos suspeitos bloqueados periodicamente.

2. Comodo Firewall

O Comodo Firewall utiliza um recurso chamado Default Deny Protection, que atualiza periodicamente a lista de malware conhecidos e define quais aplicativos e arquivos não podem acessar o PC. O programa oferece ainda configurações personalizadas e possui interface atraente. O firewall do Comodo integra a suíte de segurança Comodo Internet Security Pro, que oferece também o monitoramento da rede Wi-Fi.

3. Firewall do Windows

O Windows oferece um programa de firewall que já vem integrado ao sistema operacional. Segundo a Microsoft, no Windows 7 o recurso já vem ativado e não há a necessidade de o usuário configurá-lo. Mas, caso isso seja necessário, basta clicar no botão Iniciar, ir ao Painel de Controle e digitar firewall na pesquisa para encontrar o Firewall do Windows. No painel à esquerda, clique em ativar ou desativar.

Conclusão:

Apesar de ter várias formas de como se proteger o principal responsável pela segurança é o próprio usuário. Vale ressaltar que não existe sistema 100% seguro, mais se puder configurar o máximo e sempre estar atento poderemos reduzir muito as brechas. Por isso muita atenção ao ler emails, nunca abra arquivos executáveis (EXE , SCR, BAT , COM, ETC) em sua máquina, se estiver em um bate papo como o messenger jamais execute arquivos enviados mesmo por pessoas que vocês conheçam.

  1. B) Regras de Segurança:
  1. Mantenha seu antivírus sempre atualizado;
  1. b) Troque a sua senha do Internet Banking periodicamente;
  1. c) Acesse sua conta corrente apenas de computadores confiáveis;
  1. d) Não instale programas de computador de origem desconhecida;
  1. e) Apague imediatamente e-mails suspeitos ou não solicitados, principalmente os que têm arquivos anexos;
  1. f) Evite acessar páginas na Internet que solicitam a instalação de algum programa;
  1. g) Mantenha sempre o seu sistema operacional atualizado;
  1. h) Utilize um personal firewall em seu computador;
  1. i) Sempre utilize software legalizado.