Manutenção Corretiva de Hardware (7)

Componentes sensíveis à temperatura

Este é um dos piores defeitos, mais difíceis de serem detectados. Podemos dividi-los em duas categorias. São defeitos que ocorrem nas situações:

Quando o PC está frio Depois que o PC esquenta

Em ambos os casos, temos algum componente que não está funcionando na faixa de temperatura normal. Os componentes eletrônicos em geral podem operar em temperaturas baixas como 0 C e altas como 50 C. Certos componentes admitem faixas ainda mais amplas, como os processadores que podem chegar a quase 100 C. Por defeitos de fabricação, ou até mesmo deterioração, alguns componentes podem apresentar desvios na sua faixa de funcionamento. Os seus componentes analógicos são os mais sensíveis a desvios de temperatura.

A forma de fazer a detecção deste tipo de problema é através de substituições, mas a sensibilidade à temperatura é um fator que pode complicar. Se o defeito só aparece depois que o computador está ligado por alguns minutos, é preciso fazer a substituição da peça suspeita e deixar o PC ligado durante alguns minutos para decidir se a troca resolveu ou não o problema. Se o problema só ocorre com o computador frio, é preciso esperar o computador esfriar antes de fazer a troca de uma placa suspeita.

Neste tipo de testes podemos utilizar dois recursos que facilitarão a investigação: aquecedor e spray congelante. Se o problema só ocorre quando o equipamento está frio, aplique o spray congelante sobre os componentes suspeitos para verificar se o problema se manifesta. Se não for manifestado, significa que o componente que você trocou deve ser o culpado. Da mesma forma, use um secador de cabelos para esquentar as placas do computador. Se o defeito não se manifestar depois de um aquecimento, significa que a peça que você trocou deve ser a problemática.

O uso de aquecedor/secador e spray congelante requer muita paciência. Problemas de aquecimento continuarão sendo difíceis de detectar, mas com a ajuda desses dois recursos, a pesquisa ficará um pouco menos difícil.

Problemas com o monitor

Provavelmente o seu monitor tem assistência técnica no Brasil. Mesmo que você não encontre, é muito possível que uma assistência técnica não autorizada consiga consertá-lo. Muitos fabricantes de monitores já estão estabelecidos no Brasil, e a disponibilidade de assistência técnica é satisfatória. Em geral não vale a pena para um técnico especializado em hardware digital, ser especializado também em monitores. Já um bom técnico de TV pode fazer um curso e obter esquemas, e assim conseguir consertar a maioria dos modelos. Aliás por falar em esquemas de monitores, podemos conseguir de praticamente todos os modelos na Esquemateca Vitória (Rua Vitória, 379/383 – Centro, São Paulo SP, tel 0xx11-221-0105 e 221-0683). Basta ligar e dizer o modelo, e caso o tenham, farão uma cópia e enviarão pelos correios mediante o pagamento de uma pequena taxa.

Manutenção preventiva para o monitor

Mantenha a parte externa do monitor sempre limpa, isenta de poeira. Use um pano úmido para fazer a limpeza. Coloque uma capa plástica quando não estiver usando, e use também um saquinho de sílica gel. Não coloque objetos sobre o monitor e deixe um bom espaço livre nas suas partes superior, laterais e traseira para facilitar a dissipação de calor. Não coloque perto do monitor, caixas de som que não sejam próprias para informática, com blindagem magnética. Caixas de som comuns poderão magnetizar as bobinas de deflexão, provocando distorções permanentes na imagem. Desligue o monitor e o computador antes de fazer ou desfazer qualquer conexão, e puxe sempre pelos conectores, e nunca pelo cabo. Evite operar com o brilho máximo no monitor, pois isto causará o seu desgaste ao longo dos anos. Utilize protetores de tela que mantenham a maior parte da imagem na cor preta.

Leia o manual

A perda de sincronismo na imagem em altas resoluções, ou então a incômoda cintilação (flicker) são problemas de configuração comuns em qualquer monitor. Para resolvê-los, você precisará regular as freqüências de varredura horizontal e vertical, através do quadro de configurações de vídeo ou de um utilitário como o Display Doctor. Ao fazer esta regulagem, você precisará de uma informação muito importante existente no seu manual: Qual é a máxima freqüência horizontal suportada pelo monitor, e quais as máximas freqüências verticais que podem ser usadas em cada resolução.

Placa de deflexão e fonte

É preciso ter muita coragem para abrir um monitor, pois neles são encontradas altas voltagens, da ordem de alguns milhares de volts. Pode ser muito perigoso para alguém que não esteja acostumado com este tipo de circuito. Fora este perigo, aplicam-se as mesmas normas para limpeza de contatos eletrônicos: removemos a poeira e usamos spray limpador de contatos sobre os conectores. Alguns componentes do monitor, como é o caso dos potenciômetros, podem ser limpos com spray limpador de contatos eletrônicos. O problema é a dificuldade em identificar qual é o potenciômetro responsável por uma determinada falha na imagem. Se o potenciômetro for externo (controle de brilho, contraste, largura, etc.) é até mesmo simples fazer a sua substituição em caso de mau contato. Esses potenciômetros em geral são encontrados à venda em lojas especializadas em material eletrônico. Também é relativamente fácil substituir um capacitor eletrolítico que tenha apresentado vazamento. Note entretanto que todas essas tarefas podem ser difíceis mesmo para um técnico especializado em eletrônica digital, apesar de poderem ser fáceis para um técnico especializado em eletrônica analógica. Nossa recomendação é: se você não tem intimidade com circuitos analógicos e de alta tensão, não se aventure em consertar o monitor. Procure uma assistência técnica especializada.

Limpeza de contatos

As placas do computador podem apresentar maus contatos causados pela poeira e umidade. A limpeza de contatos deve ser feita tanto na manutenção preventiva como na corretiva. Em ambos os casos o procedimento é o mesmo:

1) Desmontar o computador 2) Limpar a poeira 3) Limpar os contatos eletrônicos 4) Montar o computador

Limpando a poeira

Para fazer uma boa limpeza de poeira em um computador, você precisará do seguinte material:

Pincel seco Perfex

Míni aspirador de pó

Depois de retirar as placas e drives, comece com a limpeza do gabinete. Passe o pincel no ventilador da fonte de alimentação, no qual existe em geral muita poeira. Use o pincel também nos cantos internos do gabinete. O gabinete em geral possui, na sua parte frontal, ranhuras para entrada de ar. Passe o pincel também nessas ranhuras. Passe então um pano tipo Perfex umedecido em água pura em todas as partes lisas do interior do gabinete. Lave o pano e repita o processo. Depois do gabinete estar bem limpo, passe outro Perfex seco.

Não é possível limpar placas, conectores e drives com Perfex. Nesse caso deve ser usado o pincel. Passe o pincel pelas placas e pelos conectores como se estivesse “varrendo” a poeira. Passe por dentro dos slots mas cuidado para não deixar cair nenhum pêlo do pincel dentro dos slots. Passe nos drives de disquetes, no disco rígido e no drive de CD-ROM.

Os cabos flat podem acumular muita poeira. Remova a poeira dos seus conectores usando o pincel. Pode usar também o míni-aspirador. Use o perfex úmido para limpar toda a extensão do cabo. Passe o perfex úmido também nos fios que partem da fonte de alimentação. Limpe também com pincel o cooler que é acoplado ao processador. Sua pequena hélice normalmente acumula muita poeira.

Limpando os contatos

Todos os conectores do tipo edge (ou de borda) podem ser limpos com o auxílio de uma borracha. São eles:

Conectores das placas de expansão Conectores dos módulos de memória DRAM Conectores dos módulos de memória COAST (cache) Conectores dos drives de disquetes de 5 1/4″

Figura 1

Conector de borda de uma placa de expansão PCI.

Esses conectores são cobertos por uma finíssima camada de ouro, que nunca deve ser raspada ou lixada, pois dessa forma o ouro será removido, deixando exposto o cobre que fica por baixo, que se oxida facilmente. A borracha remove o mau contato nesse tipo de conector sem o perigo do desgaste da camada de ouro. Durante a limpeza com borracha, a placa a ser limpa deve estar longe do computador e das outras placas. Os resíduos de borracha não devem ficar na placa que está sendo limpa e nem cair sobre outras placas. Usamos o pincel seco para remover os resíduos de borracha do conector.

O mau contato também pode ser eliminado através de raspagem, mas este método requer muito cuidado, e deve ser usado apenas quando temos certeza de que o conector está oxidado. Não devemos usar a raspagem em conectores banhados a ouro, pois a fina camada será removida, deixando o cobre exposto. A raspagem pode ser feita com uma ponta de metal afiada, uma lixa de unhas ou uma lixa de metal fina. Pode ser aplicada nos seguintes pontos:

a) Pernas de chips b) Pinos de conectores de alimentação da placa de CPU e de drives c) Qualquer conector do tipo “macho”, desde que não seja dourado.

A raspagem deve ser feita levemente, caso contrário o conector pode ficar deteriorado. O componente raspado não deve ficar próximo de outras placas para que resíduos de metal não caiam sobre estas. Após a raspagem usamos o pincel para limpar os resíduos. Por último, devemos limpar bem o pincel para eliminar eventuais resíduos de metal.

Alguns chips de encapsulamento DIP (o BIOS, o 8042 e memórias SRAM, por exemplo) podem ficar com as “perninhas” bastante oxidadas. Quando as pernas de um chip forem raspadas, alguns cuidados devem ser tomados:

1) Evitar tocar nas pernas dos chips. 2) Não forçar demais para não dobrar as pernas dos chips. 3) Não raspar excessivamente. Os chips também possuem seus pinos cobertos por uma camada de estanho, não tão fina quanto a de ouro existente nos conectores, mas que pode terminar em caso de exagero.

Depois de eliminar toda a poeira de limpar os contatos usando uma borracha, ou eventualmente por raspagem, devemos fazer uma aplicação de spray limpador de contatos eletrônicos. Devemos aplicá-lo nos seguintes pontos:

pernas de chips interior dos soquetes

qualquer tipo de conector, macho ou fêmea

Duas precauções importantes devem ser tomadas na limpeza com spray:

1) Antes da limpeza com spray, toda a poeira deve ser eliminada. 2) Antes de refazer uma conexão devemos esperar o spray secar.

O spray limpador de contatos é totalmente inofensivo para as placas e os circuitos. Pode ser usado em qualquer ponto do computador.

Não esqueça que devemos evitar o uso de sprays baseados no gás freon, pois ele ataca a camada de ozônio. Dê preferência aos sprays “ecológicos”, que não usam freon. Limpadores de ferrugem como o WD-40 não devem ser usados em componentes eletrônicos.

Limpeza rápida

Em manutenção corretiva, nem sempre fazemos como primeira tentativa, uma limpeza geral de contatos. Por exemplo, se temos a desconfiança de que existe um mau contato nos módulos de memória, fazemos a limpeza apenas nesses módulos e nos seus soquetes. Depois de descobrir o defeito, podemos com mais calma fazer uma limpeza completa de poeira e contatos em todo o computador.

Para limpar os contatos dos módulos de memória, retiramos os módulos e limpamos seus conectores de borda usando uma borracha. Usamos um pincel para remover os resíduos de borracha. Limpamos os soquetes usando um pincel, e finalmente aplicamos spray limpador de contatos nos soquetes e nos conectores dos módulos de memória. Esperamos o spray secar e instalamos as memórias em seus soquetes. Podemos agora ligar o computador e testar se os problemas na memória desapareceram.

O processo é o mesmo para outras conexões. Por exemplo, se suspeitamos de um mau contato no cabo flat do disco rígido, fazemos a limpeza apenas dos conectores da interface IDE e do disco rígido, além dos conectores existentes no cabo flat. Nesses conectores, tanto macho como fêmea, usamos o pincel, opcionalmente o míni aspirador, e a seguir o spray.

Mau contato em cabos

Além das placas e conectores, os cabos também podem apresentar maus contatos. Isto em geral ocorre com os cabos externos ao computador, que ao serem muito manuseados, podem ter alguns dos seus fios internos partidos. As regras gerais para evitar este tipo de problema são:

a) Ao remover um cabo, nunca puxe pelo cabo, e sim pelo conector b) Evite manusear e dobrar o cabo excessivas vezes

Os fios dos cabos são soldados ou grampeados nos pinos do seu conector. Quando fazemos uma desconexão puxando o cabo, essas ligações podem ficar rompidas, resultando em maus contatos, ou então dano total.

Alguns usuários têm o mau hábito de mover o teclado excessivas vezes. Movem o teclado sobre a mesa, colocam-no para o lado com o objetivo de deixar mais espaço livre na mesa, depois colocam o teclado no colo, depois na mesa, e assim por diante. Com o passar do tempo, mau contatos podem surgir no cabo, principalmente nos pontos onde é mais flexionado.

Também os cabos internos do PC podem apresentar maus contatos, mas isto geralmente ocorre quando o seu manuseio é excessivo. Se um PC sofreu muitas expansões ou se foi à assistência técnica várias vezes, e as desconexões dos cabos flat não foram feitas com cuidado (puxando pelo cabo, e não pelo conector), esses cabos poderão apresentar problemas de uma hora para outra. A forma mais prática de resolver o problema é fazendo uma substituição, já que esses cabos, mesmo sendo reparados, em geral não ficam bons.

Diferente é a situação dos cabos externos do computador. Cabos de impressora, por exemplo, podem ser consertados, ou então substituídos por um novo. Já os cabos de teclado nem sempre podem ser substituídos. O mesmo ocorre com cabos do mouse, do scanner, do joystick e de outros dispositivos. O principal sintoma de um fio partido em um cabo externo é que o dispositivo ora funciona, ora não funciona, dependendo do flexionamento que é dado no cabo. Entre os cabos que valem a pena serem substituídos no caso de defeito, citamos:

Cabos flat Cabos de impressora

Extensão RJ-1 do modem

Cabos de força

Extensão P2 – RCA da placa de som

Cabo de vídeo do monitor

Cabos de rede

Todos esses cabos são encontrados à venda com muita facilidade nas lojas especializadas em hardware e suprimentos. Seu custo não é elevado, e sua aquisição é mais vantajosa que o grande tempo perdido na tentativa de um reparo por soldagem.

O conserto é a solução mais indicada para os seguintes cabos:

Cabo do teclado Cabo do mouse

Cabo do scanner

Cabo do joystick

Cabo do microfone

Cabos que são presos ao próprio dispositivo

Esses cabos em geral não são vendidos separadamente. Para trocá-los, é preciso comprar um dispositivo novo. Por exemplo, não trocamos um cabo de mouse, e sim, compramos um mouse novo. Se o custo de um equipamento novo for elevado, pode valer a pena consertar o cabo com problemas.

Consertando o cabo

Para consertar um cabo você precisará de solda, ferro de soldar, sugador de solda, fita isolante, alicate de bico e alicate de corte. É preciso identificar qual é o ponto do cabo no qual o mau contato está localizado. Em geral o problema está junto ao conector, no caso de cabos que foram puxados, ou então em outra parte do cabo, normalmente no ponto onde é mais flexionado. A descoberta do ponto onde o cabo está partido é feita por flexionamento. Colocamos o dispositivo para funcionar e flexionamos o cabo, centímetro por centímetro, até chegarmos a um ponto no qual o flexionamento faz o dispositivo funcionar ou deixar de funcionar. Se for um cabo de microfone, você deve ficar falando ao microfone enquanto flexiona o cabo. Se for um cabo de teclado, deixe uma tecla presa para que fique repetindo caracteres. Se for um cabo de vídeo, observe a imagem na tela, e assim por diante.

Se o ponto de ruptura do cabo estiver muito próximo ao conector, você precisará cortar o cabo, desmontar o conector e soldar novamente todos os seus fios. Antes de cortar, desencape o cabo e verifique se os seus fios internos possuem cores diferentes. Se as cores forem diferentes, será fácil identificar onde cada fio deve ser soldado ao conector. Se existirem alguns fios com cores iguais você não poderá cortar o cabo de uma vez. Precisará desencapar os cabo e ir cortando e soldando novamente cada um dos seus fios nos pinos correspondentes do conector. Alguns conectores não podem ser desmontados, pois não possuem parafusos nem rosca. Esses conectores precisam ser abertos com alicate. Sendo destruídos, precisam ser substituídos por um conector novo. Este é o caso por exemplo dos plugs P2 utilizados pelos microfones. Conectores DB-9, DB-15 e DB-25 podem ser comprados com facilidade nas lojas de eletrônica.

Manutenção do mouse

Alguns modelos de mouse são tão baratos que dá vontade de trocar por um novo, outros são tão caros que rezamos para conseguir consertá-los. Mesmo no caso de um mouse barato, podemos passar por situações em que o conserto é necessário. Digamos que você esteja navegando pela Internet em plena madrugada e o mouse fique travado no eixo X. Você provavelmente não vai querer ficar operando só pelo teclado, e nem vai querer esperar até o dia seguinte para comprar um mouse novo. Pelo menos os primeiros socorros você tem que tentar.

Primeiros socorros

A sujeira é a principal causadora de problemas no mouse. Tanto a esfera como os roletes podem ficar impregnados com um aglomerado de partículas de poeira e pequenos pêlos que caem de tecidos, ou até mesmo pêlos humanos. Vejamos o que pode ser feito:

Limpeza da esfera – Quando a esfera está suja, os movimentos do mouse serão erráticos, o seu cursor dará saltos na tela. Abra a parte inferior do mouse e retire a sua esfera. Lave-a com água morna. Se quiser pode usar algum tipo de sabão neutro. Não lave a esfera com detergentes fortes, nem aqueles com amoníaco.

Limpeza dos roletes – Roletes sujos fazem com que o cursor do mouse dê saltos na tela, como se quisesse desobedecer os movimentos do mouse sobre a mesa. O mouse tem três pequenos roletes que tangenciam a esfera. Esses roletes podem ficar impregnados com sujeira. Podemos removê-la usando uma pinça. Observe que para limpar os roletes, não é preciso desmontar o mouse. Basta abrir o compartimento da esfera e já teremos acesso aos roletes. Limpe-os periodicamente, e mantenha limpo o local onde o mouse desliza.

Figura 12

Roletes do mouse. Observe a sujeira acumulada nos pontos indicados. Veja no detalhe quanta sujeira no rolete!

Travamento de eixo – Quando um eixo está travado, o cursor do mouse pode ter seus movimentos inativos no eixo correspondente. Este problema ocorre quando fios de cabelo prendem o eixo responsável pelos movimentos X ou Y. Em cada eixo existe uma pequena roda dentada que passa por sensores óticos. Fios de cabelo prendem nessas rodas com facilidade, travando seus movimentos. Devemos utilizar uma pequena tesoura e uma pinça para removê-los.