Organismos que por suas características se enquadram no reino vegetal, embora incapazes de sintetizar clorofila, os cogumelos apresentam espécies comestíveis e outras altamente tóxicas, das quais se extraem venenos e substâncias alucinógenas.


Cogumelo é um fungo pertencente à classe dos basidiomicetos e dos ascomicetos, distribuído por numerosas famílias e centenas de gêneros. Compõem-se, morfologicamente, de um receptáculo ou chapéu, em cuja face inferior se encontram finíssimas lamelas, e um pedúnculo. Podem ser microscópicos, como os Aspergillus, Phitophthora e Plasmopora, ou visíveis a olho nu. Dentre as espécies macroscópicas, o chapéu-de-sol-do-diabo (Agaricus campestris) apresenta pedúnculo com aproximadamente seis centímetros e cresce em lugares úmidos e em madeira podre. É a espécie mais comum na Europa e muito encontrada no Brasil, onde também é freqüente a orelha-de-pau ou urupê (Polyporus sanguineus).

 

voltar ao início

EFEITOS

 

Provocam alucinações variadas. Ás vezes, o usuário tem reações psíquicas agradáveis. Em outros casos, o cogumelo provoca fenômenos mentais desagradáveis, como sensações de deformação no próprio corpo. Também ocorrem enjôos, diarréias e vômitos. Pode causar intoxicação de conseqüências fatais, decorrentes de insuficiência renal e hepática.

 

voltar ao início