Diversas Formas de Leitura do Tarot


Chamadas "leituras", podem ser utilizadas para se obter uma leitura oracular de uma situação. Como o Tarot é antiquíssimo, existem muitas diferenças (algumas mais sutis, outras nem tanto) entre as várias escolas de Tarot. Além disto, como o estilo pessoal de leitura varia de pessoa a pessoa, não existem regras fixas, mas sim orientações gerais.
As noções gerais abaixo são o resultado de décadas de pesquisa e estudo e experimentação e refletem a forma como Norma Blum abre o Tarot. Ela não pretende colocar dogmas, mas sim informar.


As leituras:


A abertura do Tarot depende da complexidade da resposta esperada. Muitas vezes, procura-se uma orientação geral num assunto e pode-se abrir apenas uma carta. Outras vezes a situação deve ser analisada mais profundamente e requer uma leitura de múltiplas cartas. leituras clássicas são as de 5, 7, 10 ou 22 cartas. Também muito usada é a leitura astrológica, baseada nas casas zodiacais, para uma previsão oracular de 12 meses. Colocam-se 12 cartas formando um círculo e uma no centro, que será o significador da situação atual.


A Leitura Simples


É quando se abre apenas uma lâmina do Tarot para revelar a principal influência no desdobramento da situação sobre a qual o consulente deseja se informar. É muito prática para uma leitura rápida ou a verificação de uma suspeita ou intuição. Muitas vezes sentimos algo no ar e queremos receber uma orientação geral. Enquanto não se aprofunda no assunto, oferece uma resposta bastante clara a uma pergunta.

Passado, Presente e Futuro, ou leitura Tripla


Traz um retrato mais específico de uma situação. Cada uma das três cartas leituras revela quais energias agem sobre uma situação em cada período de tempo. A primeira carta nos mostra o que agia sobre a situação, quais forças atuaram no Passado. O Presente é influenciado pelo arquétipo da segunda carta, enquanto representando o Futuro, temos a terceira e última lâmina. É bastante útil para se examinar situações que já prevalecem há algum tempo e cujo perspectiva de solução está a médio-longo prazo.

A Cruz Celta


É uma leitura bastante usada também com Runas. As lâminas abertas são 5. A primeira vai no meio e simboliza a situação, a segunda vai embaixo e espelha o passado, quais energias influenciaram o histórico da pergunta do consulente. A terceira carta,
à esquerda, anuncia o futuro, com a
quarta revelando o que está na mente
do consulente e a quinta, fechando à direita, expõe a questão cármica (Carma
é a carga energética de atos passados, nesta ou em outra vida do consulente).

** PLEASE DESCRIBE THIS IMAGE **

A leitura Tradicional de 10 lâminas


É bastante complexa e não deve jamais ser executada por não-iniciados. Enquanto as duas primeiras leituras podem ser feitas por iniciantes, este método é bastante específico e um grande conhecimento dos aspectos mais sutis dos arcanos é obrigatório.

** PLEASE DESCRIBE THIS IMAGE **

Nisto se assemelha à Astrologia: todos podem compreender a importância do signo solar na formação de uma personalidade mas pouquíssimos estudaram o suficiente (e têm o dom e o talento) para examinar o trânsito planetário e a sua interação com o mapa completo (lua, ascendente, etc) do consulente.

A Primeira Lâmina


É colocada como base. Sobre ela é colocada segunda carta (na horizontal). A terceira carta vai abaixo destas, a quarta à esquerda, a quinta acima e a sexta à direita.

Finalmente abre-se uma coluna á direita com a sétima, a oitava, a nona e a décima de baixo para cima.


A primeira carta representa o consulente e a situação, com a segunda carta expondo o desafio ou a vitória. Por exemplo, se o Sol sai na segunda, o futuro é mais auspicioso do se fora a Torre a sair.

Analisam-se as raízes e a história da situação a partir do que sai na terceira carta. A quarta carta simboliza o que está protegendo a situação, com o futuro indicado pela quinta casa e a sexta lâmina vai revelar qual a força interna do consulente para superar os obstáculos que possam ter sido indicados pela segunda casa.

A sétima carta apresenta qual força espiritual está guiando o processo, enquanto a oitava expõe os medos e temores do consulente. A nona lâmina mostra como as pessoas que estão à volta enxergam a questão e, finalmente, a última apresenta a solução geral do problema.

voltar acima