Passeios

A maioria tem viés ecológico, seja para ver golfinhos, conhecer praias desertas, ilhas e manguezais. Os passeios devem ser marcados com antecedência, mas há a possibilidade de desistência por parte dos prestadores de serviço, que dão prioridade a grupos maiores, que pagarão mais. Para agendar a maioria destes passeios, tratar com Pitangui Viagens e Turismo pelo fone (84) 3246-2562.

De Barco - Basicamente, há três tipos. O primeiro dura uma hora e meia e faz um percurso pelas praias, passando pela enseada dos Golfinhos, praia do Madeiro e praia do Amor. Tem serviço de bar e um guia para explicações ecológicas e históricas. Há uma parada para banho e retorno para a praia do Centro. O segundo passeio dura cerca de 3 horas (mas há opção para esticar para o dia inteiro). Esse vai até a lagoa Guaraíra, passando pela enseada dos Golfinhos, praia do Madeiro, praia do Giz, ilha do Flamengo, entre outros. Geralmente o passeio termina com o pôr-do-sol na lagoa. Dependendo do preço pago pelo turista, há uma refeição incluída. Para esses dois passeios, procure O Aventureiro (no restaurante do Aventureiro, na praia do Centro, tels: 84 9985-8757, com Danilo, 84 9964-0881, com Marcos, e 84 9981-2951, com Vanessa.

Existe ainda a possibilidade de passeios para pesca oceânica, a 12 milhas de distância da praia, em águas pouco exploradas. O barco possui tecnologia GPS e há varas de pescar do tipo molinetes com iscas artificiais para alugar. Para reservar a pesca, o telefone é (84) 9421-6416.

De Caiaque - Trata-se de realizar percursos em grupo, sempre liderado por guias treinados. Este talvez seja o passeio com maior caráter ecológico. O turista vai explorar os canais de manguezal da lagoa Guaraíra. Para facilitar o esforço na hora da remada, o grupo adentra a lagoa com a maré enchendo e retorna à praia da Barra com a maré vazando. Há uma parada para banho. Por isso, não há horário fixo, vai de acordo com a maré. Contatos: (84) 9928-1087, (84) 3246-4187.

De bugue e Land Rover - Há diversos bugueiros e hotéis que realizam vários tipos de passeios pelas atrações turísticas de Pipa. Existem dois roteiros mais comuns: o primeiro contempla o Chapadão, morro do Cruzeiro, Ponta do Madeiro, praia das Cacimbinhas e a lagoa de Guaraíras na hora do pôr-do-sol. Outro leva o turista para conhecer as peças em argila feitas artesanalmente pela Cerâmica Leão do Norte, no município de São José do Mipibu, a 45 km de Pipa, no caminho do aeroporto. Mas é possível personalizar o trajeto. O tempo de duração varia muito também pelo tipo de passeio que vai se realizar: de uma hora e meia até o dia inteiro. Entre em contato com a recepção do seu hotel ou com uma agência de turismo.

Contatos para bugue:
Landofábio (PipaBuggy), tel.(84) 9974-4575,
Rodrigo (BuggyBen), tel. (84) 9994-6908
Carlinhos, tel. (84) 9963-3155
Cacau, tel. (84) 9964-3264

Contato para Land Rover:
Hotel Marinas (rua da Praia, s/nº, Praia da Pipa, tel: 84 3246-4111,

De Cavalo - Existem dois pontos, um na praia do Madeiro e outro perto da lagoa Guaraíras, dependendo do roteiro que se quer fazer. O trajeto da praia do Madeiro é um roteiro mais simples, pela beira do mar. Já no da lagoa Guaraíras o visitante vai percorrer trilhas por dentro da mata atlântica e subir a maior duna da região para vislumbrar o pôr-do-sol na lagoa. Há também uma cavalgada que acontece nas noites de lua cheia, por dentro da mata. Mas existem outros trajetos além destes três. Agendamento no hotel Marinas (rua da Praia, s/nº, Praia da Pipa, tel: 84 3246-4111.
Um dos mirantes do Santuário Ecológico 

Santuário Ecológico da Pipa - Reserva de mata nativa de Pipa, é um dos passeios mais agradáveis da região. Tratam-se de 16 trilhas e três setores com placas direcionando o visitante e com diversos mirantes que dão para o mar, espalhados pela mata. Cada trilha tem um nome específico que pode ser de um animal da região ou de algum termo que a caracterize. Há ainda um museu com esculturas de madeira e um posto do Projeto Tamar, com esqueletos de tartarugas. Um conselho: não saia da trilha, pois geralmente a mata está cheia de formigas não muito amistosas. Na Praia de Pipa, pouco antes de chegar ao centro vindo pela RN-003, tel. (84) 3211-6070. Das 8h às 17h (fechamento dos portões; a instituição pede que os visitantes subam da praia às 16h).

Chapadão - Espécie de morro de pedra metamórfica, é um espetáculo à parte, tanto por conta de sua morfologia em batente que parecem degraus, como pela vista que possibilita a quem está em cima dele ter a impressão de que o mar é bem mais alto que a terra. É embaixo dele qie está a pedra que os portugueses teriam chamado de pipa, que significa barril no português de Portugal. No final da praia do Amor.

Ponta do Pirambu - Day in Use - Muito comum em empreendimentos de turismo ecológico, o Day in Use também existe em Pipa. O turista vai ao local à procura de lazer e relaxamento, com diversas atividades para desfrutar. É uma espécie de clubes sem sócios. Paga uma "taxa de referência" para entrar no local. A partir daí, o valor dos serviços que ele for desfrutando vão sendo acrescidos ao cartão de consumo. No local há piscina na beira da praia, para adultos e crianças, restaurante com pratos individuais, área zen com redes, terapias de relaxamento com massagens e banho de ofurô com vista para o mar. O empreendimento tem banheiro e facilidade de acesso para deficiente físico. Na alta estação, é bom reservar com antecedência sua vaga, pois a casa fica cheia e sua lotação é de 120 pessoas. Rua Sem Pescoço, 250, Tibau do Sul, tel. (84) 3246-4333. Das 9h às 17h.

voltar acima

   
   
   

 

Resolução mínima de 800x600 

 Copyright © 2002-2012 - Cabaña - Portal do Lazer -  Todos os direitos reservados. All rights reserved.

 Produzida pela Webmaster Olimpia Martins