O Primeiro grande estudioso dos números de que se tem notícia foi Pitágoras, notório filósofo grego. Porém que não se confunda o seu estudo da metafísica numérica com numerologia, que é um sistema cujos primórdios são desconhecidos e que se baseia na essência do pensamento pitagórico, sem, contudo, refletir necessariamente esse pensamento.
A numerologia como técnica divinatória, sofreu influências da Cabala, associando letras à números. Assim pelos fundamentos da Cabala é que conseguimos compreender a numerologia.
A cabala é um sistema místico Judeu, que começou a influir na tradição esotérica ocidental no século XVI. Basicamente consiste em tomar uma palavra hebreia, letra por letra e transformá-las em números , soma-se esses números e depois encontra-se outra palavra hebreia, cujas letras tenham uma soma igual, essa técnica ainda é utilizada pelos cabalistas, para se interpretar os textos sagrados, principalmente aqueles onde constam: números, medidas e datas. É uma doutrina que tudo vivifica e fecunda todas as outras, nada destrói e dá, pelo contrário, a razão de ser de tudo que existe.
A Árvore da Vida abaixo, com os " Dez Sefiroth ", representa simbolicamente dez emanações da divindade, dez aspectos do universo manifestado e dez elementos da psicologia humana, constituindo a chave para decifrar os mistérios da Cabala.
As palavras em hebraico, significam : Malkuth = Reino, YESOD = Fundamento, HOD = Glória, NETZACH = Vitória, TIPHARET = Beleza, GEBURAH = Julgamento, CHESED = Amor, BINAH = Inteligência, CHOKMAH = Sabedoria, KETHER = Coroa.