Pontos Turísticos
Parque Knorr
Na R. Bela Vista, Centro, das 8h às 18h, diariamente. Reserva florestal, cercado de bosques, árvores, flores e pinheiros, com uma bela vista para o Vale do Quilombo. A mansão Knorr, localizada no centro do parque, exibe uma das primeiras construções em estilo bávaro da região.
Igreja Matriz São Pedro
Na Av. Borges de Medeiros, visitação das 8h às 22h. Foi inaugurada em 1943, tem uma torre de 47m e vitrais que reproduzem a vida do apóstolo Pedro com Cristo. Não esqueça de fazer três pedidos ao pisar no ambiente pela primeira vez.
Lago Negro
Ambiente bucólico, circundado por hortênsias, azaléias, álamos, ciprestes e pinheiros - cujas mudas foram trazidas da Alemanha. Urbanizado, com trilha para caminhadas, aluguel de pedalinhos, sanitários e lancherias.
Cascata Véu de Noiva
Acesso pela Av. das Hortênsias e Rua D. Pedro I. É uma maravilhosa queda d'água de 21m de altura. A bruma que se forma ao entardecer lembra o véu de uma noiva.
Linha Bonita
Caminho de 7km que pode ser percorrido do centro de Gramado até o Museu Nelson Fiorezzi, que reúne peças de até 100 anos.
Minimundo
Localizado na Rua Horácio Cardoso, 291, telefone (054) 3286-4055. Apresenta réplicas em miniatura de construções bávaras e pequenas cópias de prédios europeus famosos, constituindo a fantasia de uma cidade miniaturizada. Um trenzinho percorre o cenário. O Minimundo foi criado pela família Höppner, em 1981.
Lago Joaquina Bier
Na R. Leopoldo Rosenfeldt. Lago artificial com 17m2, cercado por um bosque, casas de veraneio, hotéis e araucárias com mais de 70 anos.
Cascata dos Narcisos
Acesso pela Rua D. Pedro I. Queda d'água com 15m de altura.
Cascata Waslawick
Acesso pela RS 235, no caminho para Nova Petrópolis. Cascata com piscina natural.
Mirante Vale do Quilombo
No acesso Gramado-Canela, pela Av. das Hortênsias ou R. João Petry. Vista panorâmica do Vale do Quilombo.
Palácio dos Festivais
Av. Borges de Medeiros, 2697. Sede de exibição dos filmes do Festival de Cinema.
Museu Municipal Prof. Hugo Daros
R. São Pedro, 269, fone (54) 3286 4323, visitação das 8h às 12h e das
13h30 às 18h, diariamente. Acervo histórico.
Conheça o Parque Nacional de Aparados da Serra
As belas paisagens do Parque Nacional de Aparados da Serra podem ser apreciadas por quem vai à Cambará do Sul, na serra gaúcha, ou à Praia Grande, já no estado de Santa Catarina. Central de informações, serviço de guias, auditório, centro de exposições e uma lanchonete facilitam o acesso ao local. Mas, atenção, é proibido acampar ou fazer piqueniques pelo local. O parque, localizado a 17km do centro de Cambará do Sul, é o endereço do cânion Itaimbezinho.
As paredes rochosas se estendem por seis quilômetros, formando um vale com largura de 600 e 2 mil metros. No Aparados da Serra, os turistas têm a circulação limitada. Para caminhar pelos 12 mil hectares do parque é preciso contratar um guia.
Existem mais 18 cânions no município. Mas as trilhas complicadas e passagens por fazendas particulares dificultam o acesso. Um exemplo é o cânion da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, distante 23km do centro de Cambará. Até a Fortaleza, o trajeto é estrada de chão. No local, por não haver infra-estrutura, não é cobrado ingresso. O Parque é administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Como se não bastassem estas atrações, durante os meses de inverno, é realizado na cidade o mais célebre festival do cinema brasileiro (e, de uns tempos para cá, também do cinema latino-americano): o Festival de Cinema de Gramado, com seu não menos célebre personagem-prêmio: o Kikito.
.