Você tem muitas dúvidas sobre emuladores e roms?

Agora você pode tirá-las!

  • O que é emulador?

    Emulador é um programa de computador criado para fazer seu computador funcionar como se fosse um videogame. Na prática, quer dizer que é como se o computador que roda dentro de um console de videogame fosse transportado para dentro do seu computador.

  • O que é rom?

    Rom é o cartucho de videogame passado para o computador. Os antigos cartuchos são lidos por uma máquina conhecida como leitora de eproms, e passados para o computador. Sozinhos eles não são nada; precisam rodar sob um emulador.

    voltar acima

  • Como instalar um emulador?

    A partir do arquivo que você fez o download, você deve descompactá-lo em uma pasta à sua escolha (ex. C:\Jogos\Mega Drive). Normalmente ele já rodará o emulador apenas executando o arquivo .exe da pasta, mas às vezes é necessária uma instalação.

    voltar acima

  • Como jogar um rom?

    O rom, após feito seu download, deve ser descompactado e colocado preferencialmente na mesma pasta do emulador. Então você abre o emulador e clica geralmente na opção de menu "Load Rom" e escolhe o rom que quiser.

    voltar acima

  • Quais os requisitos mínimos para usar os emuladores e roms?

    Emuladores e roms geralmente não pedem uma máquina muito potente para funcionar. A partir de um 486, com 8MB de RAM, placa de vídeo de 1MB com resolução de 256 cores e o espaço em disco necessário para o emulador e os roms, que é de no mínimo 2MB. No entanto, a configuração recomendada é de um computador Pentium com 16MB de RAM, uma placa de vídeo de 2MB com resolução de 16Bits de cor. Há ainda emuladores que exigem computadores mais avançados, que são os seguintes:


    -> Playstation : Pentium MMX 166, 16 MB de RAM, drive de CD-Rom de 16x, placa de vídeo com resolução de 16 bits de cor e 800x600 pixels;


    -> Nintendo 64 : Pentium II 266, 32MB de RAM, placa de vídeo 3D.

    voltar acima

  • Emuladores e roms são legais?

    Em termos. Oficialmente, nos EUA, o usuário pode baixar o rom e mantê-lo por 24, caso não possua o cartucho correspondente; caso o possua, não há nada de errado em baixá-lo e mantê-lo o tempo desejado. No Brasil, não há legislação específica sobre isso, porém os jogos não foram feitos no Brasil. Portanto, ainda é uma incógnita dizer se emuladores e roms são ilegais ou não.

voltar acima