Não é muito difícil aplicar os ensinamentos FENG SHUI, desde que se tenha um pouco de prática. Difícil mesmo é compreender as razões que estão por detrás desses ensinamentos.
São experiências que foram sendo aprimoradas ao longo de muitos milhares de anos e que para a sua perfeita compreensão é necessária uma boa base vivencial das tradições e cultura chinesa.
Quando se consulta um livro, quer de I CHING, quer de FENG SHUI, original chinês, encontra-se muitas referências a animais como dragões, tigres e tartarugas. É muito difícil para um ocidental compreender essas referências.
Ao preparar esse site sobre FENG SHUI, procurei transportar a experiência oriental para algo palpável, algo compreensível e que tivesse algum significado lógico para a nossa cultura ocidental. Por isso, certas referências do tipo: "As três montanhas" ou "Cinco Elementos" ou "Animais Sagrados" foram evitadas ao máximo.
A perfeita compreensão do I CHING e do FENG SHUI exige muitos anos de estudo, pesquisa e dedicação.
Perante este fato, os antigos sábios chineses achavam uma pena o homem comum não poder tirar proveito do I CHING, e, com isso, melhorar a sua vida.
Desenvolveram, então, uma série de receitas práticas para facilitar a compreensão e a aplicação.
O assunto é muito amplo e não se deve estudar de forma parcial, sob o risco de agravar a situação. Você mesmo, internauta, poderá colocar alguns ensinamentos em prática baseando-se nesses parcos ensinamentos contidos neste e em outros sites sobre o assunto. Existem também centenas de livros sobre o assunto.
Mapa FENG SHUI
Muitas vezes, quando você monta o Mapa FENG SHUI, você vai perceber que, infelizmente, o seu quarto, por exemplo, não está na localização desejada no projecto da casa. O quarto está, por exemplo, no local das PERDAS.
Clique sobre a figura para olhar e salvá-la.
Infelizmente, por que a casa, ou apartamento, ou fábrica já está pronta é difícil ser mudada. Um quarto, por exemplo, talvez seja fácil de ser mudado de um local para outro, porém a cozinha e o banheiro só poderia ser mudado se você fosse fazer uma grande reforma. Se a casa ainda está sendo construída ou em reformas, é fácil mudar. Mas se ela já existe não dá para mudar, por exemplo, o banheiro para outro local.
Os elementos construtivos da casa também formam outro tipo de dificuldades para o bom FENG SHUI. As salas em "L" possuem uma parede que parece "saltar" sobre as pessoas com o canto vivo potencializando energias sobre as pessoas.
Ainda para piorar, costuma-se iluminar os ambientes com lâmpadas de accionamento independentes e quando uma das luzes está acesa e a outra não, parece que o canto fica ainda mais evidente. Quando o "L" for muito comprido, aplicar a bússola PAKUA em cada ambiente isoladamente.
Muitas vezes os quartos têm, por razões construtivas, vigas e pilares. Vigas são aquelas peças horizontais que ficam junto ao teto. Pilares são verticais e ficam junto às paredes.
Esses elementos apresentam arestas e cantos vivos por onde fluem muita energia. Dormir em baixo de uma viga saliente pode causar dores de cabeça.
As escadas fazem "escorregar" as energias. Um quarto cuja porta esteja localizada bem em frente a uma escada perde muita energia.
Os corredores compridos potencializam as energias nessa direcção. Quando você anda por esse corredor absorve toda essa energia. Os ambientes compridos também potencializam energia nessa direcção.
Muitas cores de uma mesma tonalidade. Um quarto com paredes brancas, tapete branco, lençol branco e móveis claros é muito YIN. Isso é ruim. A gente sente uma calma muito grande em um ambiente desse tipo. Isso é muito YIN.
Da mesma forma, um quarto com assoalho de madeira, forro de madeira e cheio de móveis de madeira também é muito YIN. Fica tudo na mesma tonalidade da madeira.
Um quarto com cores vivas, cheio de fotografias coloridas, posters coloridos, como um quarto dos jovens é muito YANG. É muita vibração, actividade. Isso é muito YANG. Também não é bom.
voltar acima
|