Existem diversas escolas de Feng Shui, cada uma tem seu próprio estilo. Algumas vezes, estas escolas se contradizem causando confusões entre os principiantes. Existem duas correntes principais: a Escola da Forma e a Escola da Bússola.
A escola da Forma (Ti Li)
É a mais antiga. Ela se desenvolveu na zona montanhosa de Kueilin e se baseia nas formas geográficas, montanhas e rios. Na cidade, ela se concentra nas construções e nas ruas, na distribuição dos cômodos dentro da casa, as cores e o que vemos e percebemos com nossos sentidos. No século IV, o sábio Yang Yun Sung, considerado um dos criadores do Feng Shui, compilou pela primeira vez em um livro os conhecimentos sistemáticos para o estudo da Forma.
A escola da Bússola (Li qi)
Ela se desenvolve nas planícies do Norte da China e leva em conta duas variáveis importantes: o tempo e o espaço. A escola trabalha com uma bússola, mapas de diagnóstico e cálculos matemáticos. Ela se divide, por sua vez, em várias correntes, entre as quais as principais são a Bazhai e a Feixing, chamada também de Xuan Kong Feng Shui. Atualmente, as duas grandes correntes não estão separadas e devem ser tomadas em conta conjuntamente se o que se quer é estudar a sério a arte do Feng Shui.
A escola Tibetana
Há 25 anos ela tem sido amplamente difundida no Ocidente por um monge chamado Lin Yun, fundador da "Seita Budista do Chapéu Negro". A escola se baseia na aplicação do Bagua dividido em oito setores, cada um dos quais representa um aspecto da vida, como as finanças, a fama, o casamento, os filhos, os protetores, a profissão, os estudos e a família. Este Bagua prático é aplicado em casa a partir da porta de entrada. É um Feng Shui muito simplificado.
Oito aspirações da vida
Este sistema foi difundido por Lilian Too através de seus numerosos lvbros. A casa se divide nos mesmos setores que na Escola Tibetana, mas se baseia nos pontos cardeais reais e trabalha cada setor segundo o seu trigrama e o elemento correspondente. As finanças estão no sudeste, a fama no sul, o casamento no sudoeste, os filhos no oeste, os protetores no noroeste, a profissão no norte, o estudo no nordeste e a família no leste. Apesar de ser básico, este método pelo menos leva em conta as direções e os elementos reais de cada trigrama do Bagua e trabalha com a bússola.